Luiz Alves enfrentou dias desafiadores após o evento climático do fim de novembro, com ruas alagadas e danos estruturais. A recuperação, porém, avançou rapidamente graças à mobilização regional liderada pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. Segundo o prefeito Bertolino Bachmann (Caboclo), o apoio dos municípios vizinhos foi fundamental.
“A região da Amfri mais uma vez mostrou que é unida. A ajuda veio de todos os lados, tanto com equipes em campo quanto com doações que chegaram de forma constante, contribuindo para atender as necessidades mais urgentes”, reforçou.
O prefeito Tiago Baltt, presidente da Amfri, destacou que a união das cidades foi decisiva, com envio de equipes, maquinário e suporte direto ao município. Além do trabalho em campo, a Amfri ajudou na coordenação da parte técnica do desastre, incluindo levantamento de danos, produção de documentos, articulação com governos estadual e federal e preparação dos processos para reconhecimento da emergência.
“Quero agradecer a todos os municípios que ajudaram. Quando a gente fala de ser prefeito, quando a gente fala de ser um servidor público, nesse momento de tristeza, nesse momento que pega a gente de surpresa, a gente vai mais além quando a gente tem mais pessoas abraçando a nossa causa”, destacou.
A ação envolveu também a Secretaria de Assistência Social, a Defesa Civil Regional e equipes municipais. Agora, a etapa é de detalhamento dos prejuízos e elaboração dos planos de trabalho que serão enviados aos governos para liberação de recursos.
Daniel Neves, secretário-executivo da Amfri, destacou a atuação da associação para auxiliar os municípios em todas as questões, inclusive nos desafios repentinos que podem aparecer:
"Desafios complexos pedem soluções integradas e inovadoras. A associação, por sua vez, tem como um dos seus objetivos promover a cooperação e o fortalecimento regional".